quarta-feira


FORMAÇAO PERMANENTE EM BENGUELA
NOVAS TECNOLOGIAS: COMO USÁ-LAS?
Mais uma vez juntamo-nos na casa Santo António Cavaco- Benguela dia 28 e 29 de Abril para um momento formativo orientado pela Ir Roseta da congregação das irmãs de santa Doroteia. Houve representações de todas as comunidades neste encontro.
O tema foi: As Novas Tecnologias e como usá-las.
A irmã palestrante introduziu o tema com uma questão que provocou várias reacções da parte das irmãs. A questão foi; O que, que atrapalha a nossa vida religiosa hoje. As irmãs deram respostas espontaneamente a esta questão de seguinte maneira:
- o individualismo - o egoísmo - o dinheiro - falta de compromisso, telefone - a internet
-a feitiçaria - o desígnio afectivo etc
Depois desta partilha, a ir Roseta foi explicando como cada um destes elementos citados pode destruir a vida comunitária e consequentemente a vida de oração. A expositora focou três pontos chaves:
É verdade que vivemos numa sociedade que está permanentemente num processo de mudança, mudanças muito rápidas e profundas e corremos o risco de andar atrás destas mudanças sem reflectir.
Fidelidade a si mesma que se resume no equilíbrio, uso positivo e correcto destes meios que o mundo nos propõe ;usando-os não como fim mas como algo que nos ajuda a estar em sintonia com Deus e os irmãos
Somos chamados a viver uma vida incomum, que exige uma conversão pessoal. Para isto precisamos de;
-abertura a graça de Deus
-Discernimento em liberdade e autonomia, manifestando que a única riqueza é Jesus Cristo
-testemunho de vida
Desafios
A crise das religiosas hoje, vem de uma falta de espiritualidade autêntica e de renovação de compreensão da identidade religiosa por isso.
o mundo  de hoje nos chama a uma espiritualidade mais profunda que nos liberte da escravidão  de nossa ocupação e nos torna capazes de estar em sintonia com a voz que nos chama a ser profetas da verdade.
1-        Para desenvolver uma espiritualidade autêntica que pressupõe uma autentica experiencia de Deus é preciso manter uma vida de oração profunda e regular
2-   Cultivar uma espiritualidade dinâmica que esteja enraizada na experiencia de Deus em todos os acontecimentos da nossa vida quotidiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário