sexta-feira

FORMAÇÃO PERMANENTE

CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL

No dia seis de Março, aproveitando o final de semana e o feriado do dia Internacional da Mulher, aceitamos, um grupo de vinte irmãs, contando com as postulantes, participar na Formação permanente sobre catequese, proposta no plano de Actividades da Delegação. Acolheu-nos a Casa de Santo António- Cavaco, para aí ficarmos uns dias, para que sob a orientação do senhor Padre Felício, da diocese de Benguela e formado em Catequética. O tema reflectido foi: CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL, que depois estava subdividido em partes.
O primeiro a ser reflectido foi: a Catequese na Igreja
O orientador fez – nos perceber com a sua explanação, que a catequese é instruir aqueles que por livre vontade querem fazer parte dos cristãos. É uma das etapas no processo da evangelização como também, uma tarefa urgente e primordial dentro da missão evangelizadora. Sem ela, a actividade pastoral da comunidade não teria raízes; seria superficial e confusa.
Passamos depois à Identidade da Catequese
É um período intensivo do processo evangelizador na qual se formam basicamente os cristãos.
As Tarefas da Catequese são:
A iniciação cristã;
Preparação para vida;
Aquisição de atitudes e comportamentos;
Iniciação no compromisso missionário.
Terminamos, assim, a sessão da manhã com a Eucaristia celebrada com alegria na Capela. Na parte da tarde retomamos de novo os trabalhos com o sub- tema:
O Processo Catequético
Ficamos mais conscientes de este é um período intensivo de formação cristã integral realizado de forma sistemática e organizado ao longo de um tempo determinado.
Os Conteúdo da Catequese
A Catequese abrange o conjunto de verdades, valores atitudes e é pauta de condutas que integram a totalidade da mensagem cristã. Terminamos o dia com vésperas solenes.
No dia seguinte, feita a oração da manhã, retomamos os trabalhos pedindo a luz do Espírito Santo, para a seguir o senhor Padre continuar a desenvolver o tema ao longo do dia. Desta vez falou-nos da METODOLOGIA CATEQUÉTICA.
Analisamos alguns métodos, e dinâmicas pedagógicas para fazermos uma sessão de catequese. Fizemos um trabalho em três grupos para a simulação duma sessão de catequese. Encerrou-se este período com a oração do Angelus. Depois do almoço, feito o devido descanso, retomamos os trabalhos de novo nos grupos. O dia decorreu com serenidade. O dia oito feriado em que celebramos o dia Internacional da Mulher, e em virtude das irmãs terem de ir participar na reflexão preparatória para quaresma a nível da diocese de Benguela, só na parte da tarde retomamos os trabalhos que foram conclusivos.
Foi um momento de formação importante e pensando bem precisamos de fazer isto mais vezes. Um obrigado ao Conferente, às irmãs que nos acolheram e à Delegação que promoveu este espaço de formação, partilha e reflexão sobre a catequese em que todas estamos empenhadas nas nossas paróquias.
                                                                                                                      Ir Mariana e Ir Esmeraldina

Sem comentários:

Enviar um comentário